sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O CAVALO - LINGUAGEM

A linguagem do cavalo é uma língua complexa, com imagens, sons, cheiros e toques. Se usada corretamente, cavalos entendem uns aos outros para que eles possam viver pacificamente lado a lado em um grupo.
COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE SINAIS
Cavalos se comunicam através de uma variedade de sinais:
- Sinais visuais
- Sinais sonoros
- Sinais químicos
- Sinais de contato
- Sinais discretos ou claros
- Sinais simples ou combinadas
- Sinais sensíveis ao contexto
SINAIS VISUAIS
A postura dos membros de outro grupo são bem monitorados. Um cavalo relaxado tem um corpo alongado e anda com a cabeça e pescoço abaixados. Um cavalo tenso tem o corpo contraído e tem sua cabeça e pescoço para erguidos.
O grupo geralmente reflete os movimentos da égua da líder, que vai a frente do bando. Se o grupo "toma o voo", haverá uma grande movimentação, e a manada será orientado pelo garanhão que costuma ficar na parte de trás do rebanho. Durante momentos calmos de pastagem, haverá muito pouco movimento visível.
Potros fazer movimentos de mastigação rápidos com suas bocas para indicar que eles são submissos e para mostrar que eles não precisam de ser corrigidos. Mesmo os cavalos mais velhos às vezes podem ser vistos fazendo este gesto de submissão.
Cavalos se comunicam através das sutilezas de movimentos das orelhas. Duas orelhas baixas e fixas para trás significam "vá embora". Um cavalo com duas orelhas para a frente está alerta. Um cavalo com orelhas delicadamente para trás indicam atenção ao cavaleiro.
O cavalo lambe e mastiga quando está confortável, decidido a não fugir e ser submisso. Mas também é um sinal de incerteza: ele não tem certeza de como sua submissão será recebida. O cavalo fica nervoso, está testando a nova situação social. Esse é um comportamento semelhante ao que você verá um pouco antes do cavalo "join up" quando você está trabalhando com ele no redondel.
Cavalo também usa sua cauda para expressar como se sentem.
Se um cavalo não gosta de alguma coisa, ele irá mostrar vários sinais (comportamento), antes que ele morda ou escoiceie. Ele vai levantar a cabeça e pescoço, suas orelhas vão ficar baixas e voltadas para trás, ameaçará com a boca aberta, ou vai virar a garupa em sua direção e, se nada funcionar (ou seja, você não recuar)... ele vai morder e escoicear.

SINAIS SONOROS

Relinchar alto
O cavalo está dizendo '' Ei, eu estou aqui, onde está você? '.
Relinchar amável
O cavalo está dizendo '' Olá ''. É também o som que a égua faz ao potro.
Grito agudo/Guincho
Cavalos que se encontram pela primeira vez fazem esse som alto.
Resfolegar
Quando os cavalos estão animados eles podem resfolegar. Sopram ar pelas narinas.
Gemido
Normalmente enquanto os cavalos estão levantando-se após rolarem. Os que sentem dor também podem gemer.
Gritar ou chorar
Indicam excitação extrema ou violência quando um cavalo pode dar um grito penetrante ou chorar.
Bater os cascos
Pode ser um sinal de que o cavalo está desconfortável.
Dar patadas / Escavar
Raspar as patas da frente é um sinal de frustração.
SINAIS QUÍMICOS
Cavaleiros subestimem o poder dos sinais químicos, porque não temos um bom olfato.
Quando os cavalos se encontram a primeira coisa que fazem e cheirar o nariz e a boca um do outro, e depois cheiram os flancos e a barriga.
O odor de cada cavalo é individual e muito importante para o reconhecimento. Se lavamos o cavalo, pode ser que ele não seja reconhecido pelo grupo. Portanto, o cheiro é muito importante para a identificação do cavalo.
Um potro que balança sua cauda de lado a lado está dispersando seu cheiro em direção a égua, isso é importante para o processo de ligação entre potro e égua.
Uma égua vai mostrar ao garanhão, via sua urina, quando está no cio.
Garanhões frequentemente defecam nos mesmos lugares e no mesmo monte, o chamado 'esterco empilhado' para mostrar a sua força. Portanto, garanhões irão utilizar o seu estrume de maneira mais eficiente do que as éguas e os cavalos castrados pois estes deixam seu estrume em todos os lugares e os cavalos não gostam de pastar perto de estrume.
Éguas que se perderam podem encontrar seu grupo pelo cheiro do estrume. Sendo assim, o estrume ajuda a navegação e orientação.
SINAIS DE CONTATO
Os cavalos podem cuidar bem de si mesmos rolando e se coçando. Mas eles também cuidam uns aos outros. Este "cuidado" é tanto um carinho como tem uma função social. Este cuidado mútuo reduz a freqüência cardíaca e acalma cavalos. Cavalos na natureza também cuidam-se mutuamente afim de verificar a presença de outros parasitas.

SINAIS CLAROS OU CLAROS
Cavalos podem dar sinais muito claros, mas também sinais muito sutis.
Um sinal muito claro é empinar.
Um sinal discreto é deixar pilhas de estrume encima de outras pilhas, por exemplo.
A maioria dos sinais dados pelos cavalos são sutis, porque se você chamar a atenção para si mesmo vai mostrar onde está e atrair os predadores mais facilmente.
SINAIS SIMPLES OU COMBINADOS/COMPLEXOS
Um sinal simples é relinchando.
Um sinal combinado pode ser um movimento da boca, orelhas e cauda.
Combinações diferentes significam coisas diferentes:
Se a boca do cavalo esta aberta e outro cavalo está se aproximando, o lábio inferior abaixa e podemos ver os incisivos, talvez as orelhas estejam apontadas para frente, nesse caso, isso pode indicar que o cavalo está convidando o outro cavalo cuidarem-se mutuamente. No entanto, se as orelhas estão voltadas para trás, em combinação com os sinais de boca pode ser uma ameaça agressiva.
SINAIS SENSÍVEIS AO CONTEXTO
O contexto no qual a mensagem é recebida é também é importante. Por exemplo:
Quando uma égua está sexualmente receptiva a um garanhão, este não irá prestar atenção na urina de outras éguas. Se não houver éguas no cio, o garanhão vai examinar cada poça detalhadamente.
Um cavalo pode mordiscar a pele de outro cavalo para dar um aviso, mas também pode ser um convite para brincar.
QUANTO MAIS VOCÊ SABE, MAIS VOCÊ PODE AVANÇAR
Quanto mais você souber sobre a linguagem cavalo e melhor você entender como os cavalos se comunicam, melhor você pode realizar o treinamento de Retidão.
Quando você poder antecipar e responder aos seus sinais da maneira correta, tudo ficará mais seguro, relaxado e confortável tanto para cavaleiro e cavalo.






Nenhum comentário: